sexta-feira, 17 de julho de 2009

AULAS DE PORTUGUÊS

Conforme a educadora Irandé Antunes em seu livro, AULA DE PORTUGUÊS: ECONTRO E INTERAÇÃO, a educação escolar é um processo social com função política para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Diante disso existe a percepção de que é intolerável uma escola que, por vezes, nem alfabetiza, ou que ainda alfabetizando, não forma leitores nem pessoas capazes de expressar-se por escrito, coerente e relevantemente. Podemos assim considerar existente, uma pobreza educacional da Língua Portuguesa, tendo em vista tais déficits na estrutura do ensino.

As deficiências no ensino de Língua Portuguesa, tanto na oralidade, leitura, escrita e gramatical, ocorrem quando ficam fora do contexto da realidade de seu uso, quando há o real desperdício do tempo de aulas com regras irrelevantes para o objetivo de seu ensino, a competência de leitura e fluência oral do aluno para formação de potencialidades comunicativas. Sendo assim, a importância da aula de Português não se limita ao ensino de nomenclaturas e regras gramaticais, mas sim na reflexão dos usos destes conteúdos articulados a oralidade e escrita.

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISTO?

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