“Ninguém é capaz de escrever bem, se não sabe bem o que vai escrever.”
Mattoso Camara
NOS DIAS DE HOJE, A COMUNICAÇÃO É INTENSA E VELOZ. PORÉM, EM MUITOS MOMENTOS NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES NAS QUAIS TEMOS QUE REDIGIR SOBRE ALGUM ASSUNTO OU TEMA, E SOMOS AVALIADOS POR ISSO. POR ESTE MOTIVO, COMPARTILHO AQUI ALGUMAS DICAS BÁSICAS QUE PASSO AOS MEUS ALUNOS. ESPERO QUE LHE AJUDE!
Passo 1. LENDO A PROPOSTA DE REDAÇÃO
• É muito importante entender o que o enunciado está propondo como tema para a redação, caso contrário de nada adiantará um bom texto.
1.1 SUBLINHE AS PALAVRAS COM MAOIR CARGA DE SIGNIFICADO NO ENUNCIADO;
1.2 PROCURE TRADUZIR A PROPOSTA CENTRAL SUBLINHADA;
1.3 SUBSTITUA PALAVRAS COMPLEXAS POR EQUILVALENTES, MAIS FAMILIARES;
1.4 ATIVE TODO CONHECIMENTO ANTERIOR QUE VOCÊ LEMBRA SOBRE O TEMA;
1.5 ELABORE UM PLANO DE REDAÇÃO, PAUTADO NO CENTRO DA QUESTÃO APRESENTADA.
Passo 2. ESQUEMA OU PLANO DE REDAÇÃO
2.1 ESCOLHER UM ASPÉCTO, ÂNGULO DO TEMA/ ASSUNTO
2.2 FORMULAR UMA PERGUNTA SOBRE O ASSUNTO
2.3 ESCREVER TÓPICOS DE EXPOSIÇÃO (expressões, ideias rápidas, causas, conseqüências, argumentos)
2.4 ELABORAR PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO, SOLUÇÕES
• O esquema tem a finalidade de ser o ponto de referência para a elaboração do texto, podendo sofrer alterações ao decorrer da criação.
• Uma redação completa surge assim da revisão, muitas vezes feita do rascunho.
Passo 3. ESTRUTURA DA REDAÇÃO
3.1.1 INTRODUÇÃO – Prévia sobre o que se desenvolverá no texto, resumo das idéias que serão defendidas no desenvolvimento da redação.
3.1.2 DESENVOLVIMENTO – Argumentos ou exposições das ideias sobre o assunto
3.1.3 DESFECHO OU CONCLUSÃO – Resumo do pensamento central, consolidando as idéias desenvolvidas. (É a última impressão deixada pelo redator, portanto deve ser primorosa, deve-se ler e reler)
* Nunca esqueça de revisar seu texto ao terminar, leia com olhar crítico, tanto nas questões gramaticais como nas questões de coerência e coesão textual.
DICA. O QUE AS BANCAS CONDENAM:
• Caligrafia ruim ou ilegível;
• Fuga ao gênero proposto;
• Uso de primeira pessoa do singular ou plural (Eu penso, eu acho, eu acredito, ou acreditamos, etc.)
• Redações em versos, jogos visuais com palavras ou frases, piadinhas, onomatopéias, desenhos, página em branco, gírias, etc.;
• Colagem de textos alheios, em que o candidato copia e mistura em certa ordem frases pinçadas da coletânea com suas próprias frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário